(Português) Sem-teto pressiona, e CDHU promete retomar obras de conjunto em Taboão

(Português) 21 de março de 2013

Após ocupação de prédio da companhia no centro de São Paulo, movimento obtém garantia do governo estadual; acordo será assinado amanhã

O Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST) obteve hoje (21) da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) o compromisso de retomada das obras do conjunto habitacional Jardim Salete, em Taboão da Serra, na grande São Paulo. Segundo a coordenadora estadual do MTST, Helena Santos, o compromisso foi assumido pelo presidente da CDHU, Antonio Carlos Amaral Filho, em uma reunião realizada durante a manhã. Ele recebeu o movimento depois que cerca de mil manifestantes ocuparam a sede da Secretaria de Habitação e da CDHU, no centro de São Paulo. O prédio foi liberado após a reunião.

De acordo com Helena, as obras do Jardim Salete já tinham sido iniciadas, mas foram suspensas devido à falta de assinatura de um acordo entre a CDHU e a construtora. O movimento reivindica também a renovação do auxílio aluguel dos moradores de outro bairro em Taboão da Serra. Os dois acordos serão assinados amanhã.

Em nota, a CDHU disse que “não houve e nem haverá, em hipótese alguma, descumprimento dos acordos firmados”. Sobre a renovação do aluguel social, o órgão diz que dependia do recebimento de documentação do município envolvido, “fato que já havia sido resolvido na data de ontem”.

Segundo o texto, o secretário-adjunto da Habitação, Marcos Penido, assegurou ontem aos manifestantes que a assinatura dos contratos aconteceria em dois dias. “Porém, lamentavelmente acorreu na data de hoje a ocupação tumultuada”, diz o texto.

De acordo com o órgão, trata-se de um modelo inédito de construção de moradias sociais, que envolve os governos federal e estadual, além do próprio movimento. A nota lembra que o MTST é atendido pela CDHU em projetos habitacionais nos municípios de Taboão da Serra e Itapecerica da Serra, além receber do auxílio-moradia até o atendimento habitacional definitivo.

O MTST informou que esta programando novas manifestações para negociar programas habitacionais no ABC e nos municípios de Sumaré e Hortolândia.

 

Fonte: Rede Brasil Atual

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *