Ocupantes de casas populares reivindicam direito à moradia em SE

11 de março de 2013

Eles denunciam irregularidades na escolha dos beneficiários dos imóveis. Grupo terá que deixar residências até o dia 21 de março.

Um grupo de moradores que ocupam casas e apartamentos do bairro 17 de Março em Aracaju, em Sergipe, saiu em passeata até a prefeitura na manhã desta segunda-feira (11). Eles denunciam que o sorteio para os beneficiários destas casas foi feito de forma irregular e pedem para serem inseridos na lista de espera para novos programas de residências populares, além de auxílio moradia.

“As pessoas que ganharam as casas nesse sorteio foram apadrinhadas, muitas delas já têm casa própria e têm condições de pagar aluguel. A gente que não tem fica sofrendo com essa situação. Vamos até a prefeitura porque ninguém apareceu para falar com a gente. Vamos ter que sair das casas até o dia 21 deste mês e não temos para onde ir, por isso vamos resistir à retirada”, afirma a estudante Cristiane Aparecida de Jesus.

Parte das famílias ocupantes dos cerca de 800 imóveis são das áreas de invasão do Arrozal, Água Fina, Prainha, Morro do Avião, Padre Pedro, Olaria e Santa Maria. Eles iniciaram a ocupação em novembro do ano passado e argumentam que isso foi feito porque a obra está em andamento há cinco anos e ainda não foi concluída.

O grupo questiona a demora na entrega dessas moradias que ainda não foi feita porque falta saneamento básico, pavimentação, rede elétrica, pias, chuveiros e vasos sanitários. Antes da ocupação, vândalos arrancaram portas e janelas que já estavam instalados e roubaram fios de cobre. No local, só há energia e água por causa de improvisos no serviço feitos pelos próprios moradores.