Evento paralelo aborda direito à moradia em Israel e nos Territórios Ocupados da Palestina

No dia 4 de março, a Relatora Especial Raquel Rolnik participou de uma mesa redonda com defensores de direitos humanos, organizada pelo Centro de Monitoramento de Deslocamento Interno, pelo Conselho Norueguês de Refugiados e pelo Adalah – O Centro Legal para os Direitos da Minoria Árabe em Israel, durante a 22ª sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU.

Intitulado “Violação dos Direitos à Moradia, à Terra e de Planejamento em Israel e nos Territórios Ocupados da Palestina: Depoimentos de Especialistas de Campo”, o evento paralelo forneceu atualizações do terreno e explorou maneiras pelas quais os mais de 30 participantes podem operacionalizar a proteção dos direitos humanos, conforme a Relatora Especial expôs em seu relatório.

O principal tópico da discussão fez referência às políticas discriminatórios de moradia, terra e planejamento que Israel tem implementado no país e nos Territórios Ocupados da Palestina. Os participantes também discutiram a responsabilidade de Israel em relação às violações de direitos humanos nos Territórios Palestinos e dentro do país bem como perspectivas e o caminho a seguir para os defensores de direitos humanos.

Além da Relatora Especial, a mesa contou com a participação de Ibrahim Abu Kharbish (Jordan Valley Sheikh), Guillaume Charron (The Internal Displacement Monitoring Center – IDMC), Nadia Ben-Youssef (Adalah – The Legal Center for Arab Minority Rights in Israel), Carin Smaller (B’Tselem – The Israeli Information Center for Human Rights in the Occupied Territories), Rania Madi (Badil – Resource Center for Palestinian Residency & Refugee Rights),  Wa’il Abul Raheem Mohammad Qut (The Jerusalem Legal Aid and Human Rights Centre) e  Stéphanie David (International Federation for Human Rights – FIDH). A moderação foi feita por Charmain Mohamed do Conselho Norueguês de Refugiados.

Para ler o relatório da missão conduzida pela Relatora a Israel e Territórios Ocupados da Palestina em 2012, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *