Relatora Especial visita Curitiba para abordar o impacto da Copa para o direito à moradia

A Relatora Especial da ONU, Raquel Rolnik, visitou Curitiba para abordar a questão do direito à moradia no contexto dos megaeventos esportivos e dos mega-projetos. A capital paranaense será uma das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

A visita fez parte da “I Semana de Cultura e Cidade – Metrópolis”, evento realizado pelo Ministério Público do Paraná, em parceria com o Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O objetivo principal das visitas e reuniões é debater a situação das comunidades ameaçadas de remoção.

Durante dois dias, no começo do mês de outubro, a Relatora realizou diversas atividades. No dia 4, ela participou de uma conferência no auditório do Ministério Público do Estado do Paraná, que foi transmitido ao vivo pela internet.

No dia 5, a Relatora visitou as comunidades Nova Costeira, Quissisana e Jardim Suíssa, do Aeroporto Afonso Pena, e as comunidades no Guarituba, que foram impactadas pelas obras do Corredor Metropolitano. Além disso, ela teve reuniões com as autoridades responsáveis pelo projeto, como a COHAB de Curitiba, o COMEC (Coordenação da Região Metropolitana), com a Procuradoria-Geral do Estado e com o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná.

Leia uma notícia da Gazeta do Povo sobre a visita aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *