Protesto contra obras da Copa reúne, com teatro, dois mil manifestantes em São Paulo

01 de dezembro de 2012

por Rodrigo Durão Coelho
Do UOL, em São Paulo

A manifestação contra a Copa contou com oficina de cartazes, realizada antes do ato. Foto: Alex Almeida

Cerca de duas mil pessoas, segundo a polícia, se reuniram para protestar contra ações do governo relacionadas com a Copa do Mundo neste sábado no centro de São Paulo em um evento que contou com a participação de vários grupos de teatro.

O evento Copa para Quem? Foi um protesto contra a quantidade de pessoas removidas de suas casas por causas de obras de mobilidade, a especulação imobiliária e o que eles consideram ser desperdício de dinheiro público, entre outros pontos.

A iniciativa foi de cerca de 50 movimentos sociais, que contribuíram também com a maioria dos participantes. Entre eles, estavam grupos de defesa de direitos humanos, de sem teto, sem terra, associações de defesa de ambulantes, de combate à violência sexual contra crianças, de defesa de direitos indígenas, além de várias associações de comunidades que se consideram prejudicadas por desapropriações.

Desde o começo da manifestação, ocorreram várias intervenções de grupos teatrais que se uniram para transmitir mensagens ligadas a temas como direito à moradia, de vendedores ambulantes, contra a “higienização”, a exploração sexual e a elitização o futebol. Os participantes se reuniram em frente à estação da Luz por volta das 14 horas e seguiram pelo centro da cidade até o Centro de Convenções do Anhembi, onde horas antes havia ocorrido o sorteio dos grupos da Copa das Confederações.

Não foram registrados episódios de violência. Segundo os manifestantes, houve uma preocupação de se evitar provocações contra a polícia, especialmente quando o protesto passou em frente ao quartel da Rota.

Para assistir a reportagem, clique aqui.

 

Fonte: UOL Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *