(Português) MST realiza ato contra despejo do assentamento Milton Santos

(Português) 10 de dezembro de 2012

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) vai realizar amanhã (11), às 10h, em frente ao Masp, na Avenida Paulista, em São Paulo, ato contra o despejo do assentamento Milton Santos, localizado entre os municípios de Cosmópolis e Americana, na região de Campinas, a cerca de 130 Km da capital paulista. A possibilidade de despejo existe mesmo com o reconhecimento da área pelo Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) desde julho de 2006.

A única solução para que o despejo não ocorra seria a assinatura de um decreto de Desapropriação por Interesse Social, que somente a presidenta da República, Dilma Rousseff, poderia assinar. Como a solução não foi dada até o momento, a família Adalla e a Usina Ester entraram com um pedido de reintegração de posse imediata, concedido pelo juiz federal da 2ª Vara de Piracicaba (SP), no último 28 de novembro. A partir desta data os moradores passaram a ter o prazo de 15 dias para deixar a terra e, caso isso não ocorra, serão despejados pelas  Polícias Federal e Militar.

Segundo Delwek Matheus, da direção nacional do MST e representante do Fórum Estadual São Paulo pela Reforma Agrária, os moradores do local já têm as suas casas e produzem alimentos na região, abastecendo atualmente 12 mil famílias. E, ainda, em consequência do trabalho realizado nos últimos sete anos, o assentamento está em processo de reconhecimento como modelo pela Embrapa, já que não utiliza agrotóxicos na produção de alimentos.

“A desapropriação do assentamento Milton Santos é uma situação muito grave para a reforma agrária e isso tem uma simbologia. Entendemos que o despejo desta comunidade vai abrir um precedente para que outros juízes façam despejos de outros assentamentos na região”, afirmou Delwek. De acordo com o representante do MST, o ato pretende pressionar os órgãos públicos para uma solução imediata. “Estamos conversando com o governo federal, no sentido de romper o bloqueio dos segmentos que sempre nos prejudicam e que consideramos os nossos inimigos: os latifundiários, as empresas do agronegócio e o Judiciário”, concluiu.

Ato contra a desapropriação do Assentamento Milton Santos em São Paulo
Quando:
11/12/2012, terça-feira, às 10h00
Onde:
MASP – Av. Paulista, nº1578

 

Fonte: CUT

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *