PM reintegra área em favela da zona leste de São Paulo; movimento diz que até Rota está no local

13 de novembro de 2012

A Polícia Militar de São Paulo realiza uma reintegração de posse na favela Palanque, no Jardim Iguatemi (zona leste da capital paulista), desde as 7h desta terça-feira (13). Ao todo, segundo a corporação, 130 pessoas, em 60 barracos, serão removidas de um terreno que pertence à iniciativa privada e que havia sido ocupado há cerca de seis meses.

De acordo com a assessoria de imprensa da PM, a reintegração –obtida há dois meses da Justiça pelo proprietário, cujo nome a polícia não soube informar –é cumprida sem conflitos.

Já o coordenador da Frente de Luta pela Moradia, Osmar Borges, disse que as famílias foram surpreendidas no início da manhã por policiais da Rota (tropa de choque da PM) e tratores que operam na derrubada dos barracos.

“Há crianças nesse local, e sabemos que agora está acontecendo uma negociação para a retirada das famílias, pois elas ficaram muito nervosas com a ação. Ocorre que ninguém ali tem para onde ir, a subprefeitura da região [São Mateus] não os ajudou em absolutamente nada, e, saindo do terreno, essas pessoas acabarão montando tendas nas ruas, sem opção”, disse.

Conforme Borges, as famílias do local são oriundas da zona leste, do bairro de Cidade Tiradentes.

A reportagem fez contato com a subprefeitura de São Mateus sobre o destino das famílias da comunidade. O órgão informou que funcionários do Conselho Tutelar estão no local. Sobre o destino para quem perdeu os barracos, a assessoria respondeu:  “O indivíduo que quiser procurar o serviço social ou o cadastramento em programas habitacionais, a prefeitura está à disposição”, encerrou.

 

Fonte: UOL Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *