Despejo da Vila Oliveira, em Recife

16 de novembro de 2012

 

No dia 6 de novembro de 2012, cerca de 20 famílias, que residiam na Vila Oliveira, localizada na Av. Domingos Ferreira, no bairro do Pina, zona sul do Recife, foram retiradas de suas casas, onde moravam há mais de 30 anos.  A Vila Oliveira está situada próxima ao bairro de Boa Viagem, o metro quadrado mais caro do Recife.

Apesar de possuírem o título de posse do terreno, emitido pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) na década de 1990, a ação de despejo foi concluída, deixando mais de 50 homens, mulheres, idosos e crianças sem moradia.

Dois oficiais de justiça, soldados do Batalhão de Choque e da Polícia Militar de Pernambuco chegaram à comunidade por volta das 6h da manhã para cumprir a ação de reintegração de posse, julgada em janeiro de 2011.

A ação durou mais de 12h, culminando na demolição de 16 imóveis, entre casas de alvenaria e uma oficina mecânica, construídos ali ao longo de 30 anos, quando a maré ainda chegava aos manguezais do Pina.

Apesar da destruição, a última casa do terreno resistiu. Dona Rosicleide e sua família resistiram. Em protesto à ação de reintegração de posse, as Medianeiras da Paz, grupo de mulheres da Paróquia da Igreja do Pina, organizaram uma caminhada e vigília no terreno da Vila Oliveira, em apoio às famílias despejadas.

Os moradores, o Coletivo de Luta Comunitária e movimentos sociais seguiram pela avenida Domingos Ferreira até o local, agora delimitado por muros e marcado pela exclusão.

 

Fonte: Cineclube CineCoque

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *