555 Chocolatão

“555 Chocolatão” é um documentário etnográfico, filmado em 2011, com base em um projeto de pesquisa e outro de extensão universitária, ambos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

A Vila Chocolatão, localidade de ocupação que, por 25 anos, existiu em área nobre no centro da cidade de Porto Alegre, sofreu um processo de reintegração de posse que resultou em sua transferência para um bairro periférico da cidade. O documentário exibe a opinião de moradores sobre a transferência, abordando temas como a economia local e as expectativas nutridas durante o processo.

Os discursos evidenciam tanto a resistência de alguns moradores, como a ansiedade de outros, em um conflito de posições que possibilita observar o processo por meio de diversos ângulos. O documentário aborda os últimos meses da Vila no centro de Porto Alegre, assim como os primeiros momentos do local batizado como “Residencial Nova Chocolatão”.

Equipe: Marcos Andrade Neves, Arthur Lang, Arlei Damo, Paola Morais, Talita Eger

O documentário também está disponível em alta resolução no Vimeo.