(Português) 4ª Jornada da Moradia Digna: A Disputa pela Cidade

(Português) 30 de outubro de 2012

Demandas por transporte público, serviços de saúde, educação acessível, alternativas de lazer e cultura são comuns nas periferias das grandes cidades. Mas como fazer de São Paulo uma cidade mais justa e que ofereça aos seus cidadãos esses serviços públicos com qualidade? Essa é a questão que a Defensoria Pública de SP, em conjunto com entidades da sociedade civil, discutirá na IV Jornada da Moradia Digna, cuja edição terá como tema central “A disputa pela cidade: conflitos urbanos e resistência popular”.

A Jornada da Moradia Digna ocorre a cada dois anos e, além de discutir as demandas urbanísticas da Capital, tem como proposta captar os pleitos da população e detectar violações ao direito à moradia, que são encaminhados para atendimento pela Defensoria Pública. A mobilização em torno da IV Jornada da Moradia Digna inicia-se pelas Pré-Jornadas, eventos preparatórios organizados em diversas regiões da Capital que darão suporte ao evento principal, que será realizado em março de 2013.

Neste primeiro momento, a população tem a possibilidade de debater os problemas urbanísticos locais, opinar sobre as questões que demandam atenção prioritária e propor medidas.

A primeira Pré-Jornada ocorreu no último dia 20/10 na região do Jardim Reimberg, na Zona Sul da Capital. Durante todo o dia, Defensores Públicos e representantes de entidades da sociedade civil visitaram cinco bairros da região e tiveram a oportunidade de conhecer diferentes realidades e ouvir da população suas principais demandas. No final do dia, uma grande encontro reuniu cerca de 200 pessoas que debateram os problemas da região.

Outros quatro eventos preparatórios estão agendados:

10/11 – Pré-Jornada Zona Oeste: Vila Esperança e região

24/11 – Pré-Jornada Zona Norte: Parada de Taipas e região

08/12 – Pré-Jornada Centro

15/12 – Pré-Jornada Zona Sul: Paraisópolis e região

A Jornada da Moradia Digna é fruto da articulação do poder público e de diversas entidades da sociedade civil. O evento é uma realização da Defensoria Pública de SP, Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública, Escola da Defensoria (Edepe), Centro de Apoio a Iniciativas Comunitárias (Caico), Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos, Central dos Movimentos Populares, Conselho Regional de Serviço Social de São Paulo, Escritório Modelo Dom Paulo Evaristo Arns, Grupo de Articulação para Moradia do Idoso da Capital (Garmic), Instituto Pólis, Pastoral da Moradia, Rede Rua, União dos movimentos de Moradia, Núcleo de Direito a Cidade da USP e Serviço de Assessoria Jurídica Universitária da USP.

Acessem aqui o link para os vídeos da pré-jornada da 4ª Jornada da Moradia Digna que aconteceu no dia 20 de outubro de 2012, na Zona Sul de São Paulo.

Fonte: União dos Movimentos de Moradia de São Paulo