Chuva desaloja mais de 300 famílias na comuna da Catata, em Angola

02 de novembro de 2012

Trezentas e 65 famílias da comuna da Catata, 106 quilómetros a sul da cidade do Huambo, foram desalojadas em menos de um mês, em consequência das chuvas seguidas de fortes ventos, registadas nos últimos dias naquela região.

Em declarações hoje, sexta-feira, à Angop, o administrador comunal da Catata, Simão Tchinduva, disse que as descargas eléctricas que se fazem sentir na sua área de jurisdição já provocaram a morte de quatro pessoas e o ferimento de outras oitos, que se encontram a receber tratamento médico no centro de saúde.

Simão Tchinduva assegurou que a administração local está a trabalhar no sentido de repôr a cobertura das residências das famílias desalojadas pelas chuvas, com a distribuição gratuita de chapas e outros bens de primeira necessidade a ser disponibilizado pelo governo.

Acrescentou que consta igualmente da acção do governo montar alguns pára-raios em algumas aldeias do interior da sua área de jurisdição, as mais afectadas pelas descargas eléctricas.

A administração da comuna da Catata vai trabalhar também no sentido de sensibilizar a população, com vista a evitar o abate de árvores que servem para reduzir a velocidade do vento.

Segundo o administrador da Catata, nestes últimos dias as chuvas estão a prejudicar as culturas agrícolas praticadas nas baixas, visto que se verifica pequenas inundações que impedem a actividade no campo.

Na comuna da Catata, adstrita ao município da Caála, mais de mil famílias ficaram desalojadas em consequência de chuva em 2011.

 

Fonte: Angola Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *