Moradores realizam protesto na favela do Moinho em São Paulo

13 de outubro de 2012

Grupo quer chamar atenção para incêndios sem explicação nas favelas

Grupo quer chamar atenção para incêndios sem explicação nas favelas. Foto: Terra Britto/Futura Press/Estadão Conteúdo.

Moradores participam de panelaço “ a cidade é nossa! ”, na favela do Moinho, em São Paul, neste sábado (13). O protesto tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para os incêndios sem explicação nas favelas. A comunidade pegou fogo no dia 17 de setembro. Antes disso, em dezembro de 2011, outro incêndio já tinha atingido a favela.

Além disso, somente entre o final de agosto e início de setembro, outros casos de incêndios em favelas foram registrados em São Paulo. O último incidente aconteceu na favela Sônia Ribeiro, na zona sul de São Paulo, no dia 3. Antes disso, no dia 1° de setembro, as chamas deixaram desabrigadas famílias de uma comunidade na altura do número 293, na Brasilândia, zona norte de São Paulo.

Já no dia 28 de agosto, ao menos 55 barracos de uma favela de São Miguel Paulista, na zona leste da capital, foram destruídos por um incêndio. Menos de uma semana antes, na quinta-feira (23), outra favela na região da Vila Prudente, também na zona leste, pegou fogo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, 150 moradias foram destruídas.

Os incêndios em favelas de São Paulo obrigaram 996 famílias a deixar suas casas, segundo balanço da Secretaria Municipal de Assistência Social. De janeiro a setembro deste ano, 30 ocupações foram parcialmente destruídas pelas chamas. Com o incêndio da favela do Moinho no início da semana, outras 80 famílias ficaram desabrigadas.

 

Fonte: R7, com Estadão Conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *