Relatora participa de Fórum Urbano Mundial e Fórum Social Urbano em Nápoles

Entre os dias 1º e 5 de setembro, a Relatora Raquel Rolnik participou do Fórum Urbano Mundial, organizado pela agência UN-Habitat, e do Fórum Social Urbano, realizado por organizações da sociedade civil e movimentos de defesa do direito à moradia.

Além das intervenções e participações nos dois eventos – em mesas redondas, diálogos, assembleia de mulheres, entre outros – a Relatora participou de manifestações, como o tribunal que foi montado em área externa pelos organizadores do Fórum Social Urbano para que grupos e pessoas fizessem denúncias de violações do direito à moradia em seus países e regiões.

Além disso, a ela visitou duas comunidades em Nápoles e localidades próximas. Na cidade de Giuliano, por exemplo, Raquel visitou acampamentos de povos ciganos (Roma) que estão ameaçados de remoção, assim como campos de ciganos assentados. Ela também visitou Scampi, um conjunto habitacional público ocupado em Nápoles, e organizações da sociedade civil que atuam na área, como a Sportello Anti-Camorra.

No dia 6, a Relatoria realizou uma consulta informal sobre segurança da posse, como parte do novo estudo que está desenvolvendo. Cerca de 30 pessoas participaram, colocando em discussão uma série ampla de questões, como os empecilhos à regularização fundiária das comunidades e à proteção contra despejos forçados; a economia política da terra e o desenvolvimento urbano como causas de despejos forçados; o papel que a regulação do uso da terra, o planejamento urbano e outras ferramentas poderiam desempenhar no reforço da segurança da posse; a multiplicidade de arranjos de posse e sua legitimidade, apesar do discurso dominante voltado para a propriedade privada, entre outros pontos. Além disso, os participantes também discutiram formas de contribuição posteriores ao estudo da Relatoria.

Para saber mais sobre este tudo, clique aqui.

Por fim, nos dias 7 e 8, a Relatora participou de um encontro de especialistas sobre metodologias de avaliação de impactos de remoções forçadas, organizado pela UN-Habitat e OHCHR.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *