Moradores de Curitiba temem despejo

31 de agosto de 2012

Famílias do Boqueirão dizem que podem ter casas demolidas; prefeitura diz que situação acontecerá com apenas um proprietário

Os moradores de uma região do bairro Boqueirão dizem que podem ter as casas demolidas por causa de normas da Prefeitura de Curitiba. Isso porque vivem em áreas de Zona de Serviço, onde é permitido apenas uma residência por lote. Mas há terrenos com até quatro residências.

A área atingida é da Linha Verde até a linha do trem e da Avenida Marechal Floriano Peixoto até o Rio Belém. “A Prefeitura está nos expulsando e obrigando as pessoas a demolirem as próprias casas”, diz o líder do movimento de reivindicação, Carlos Antonio Modesto Dias, que possui quatro casas e um salão de beleza no terreno.

A estimativa dos moradores é de que as demolições possam atingir até 10 mil pessoas. “Eu moro aqui há 30 anos. É um sentimento de indignação. Muitas famílias têm obras irregularidades na região e não nos dão a chance de regularizar”, afirma.

Protesto

Ontem de manhã, moradores do Boqueirão protestaram com cartazes e faixas em frente à Prefeitura de Curitiba e ao Palácio das Araucárias, mas não foram recebidos pelas autoridades.

Prefeitura

O diretor do Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Urbanismo de Curitiba, Nelson Gapski, disse que a área sempre foi uma Zona de Serviço e que a Prefeitura não realiza ações coletivas para despejar moradores.

Segundo ele, há apenas um caso no Boqueirão em que a Prefeitura entrou com uma ação judicial, devido a uma obra que estava irregular desde 2007. O juiz, então, determinou que uma das áreas deve ser demolida para se adequar a taxa de ocupação, que estabelece apenas uma residência no lote.

“A intenção não é demolir ou despejar ninguém. É fazer apenas com que as edificações sejam regularizadas perante a fiscalização”, explica Gapski.

A Prefeitura também informou que não foi procurada pelos moradores.

 

Fonte: Band

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *