Polícia paraguaia desaloja camponeses de fazenda ocupada

06 de agosto de 2012

Mais de 300 agentes da polícia paraguaia lançaram gases lacrimogêneos e desalojaram hoje centenas de camponeses que permaneciam ocupando terrenos de uma fazenda em Saltos de Guairá, no leste do país.

A correspondente da emissora Telefuturo, Fatima Garay, confirmou a operação policial iniciada depois de vencido o ultimato de desocupação dado pela polícia aos trabalhadores sem terras que ali chegaram na noite de sábado passado, oito deles feridos por guardas privados.

Por sua vez, a edição digital do jornal La Nación titulou “Desalojo e violência em Saltos do Guairá” e publicou a informação de Garay sobre o uso dos gás lacrimogêneo, ainda que não entrou em mais detalhes do desalojo.

Paralelamente, o promotor Diosnel Giménez confirmou que ao redor de mil trabalhadores e seus familiares, que ocupavam parte da propriedade a nome de um cidadão brasileiro, desocuparam quase totalmente o lugar e assegurou que tudo foi realizado de forma pacífica.

Só ficam alguns ocupantes que estão levantando as quase 500 barracas armadas por eles para sua estadia, explicou.

Outros correspondentes de meios de difusão afirmaram que os camponeses se deslocaram à margem direita da fazenda tentando permanecer ali enquanto exigem uma negociação com o governo para obter terrenos onde viver e trabalhar.

Este tipo de ocupações de propriedades rurais por famílias camponesas, que atualmente vivem em barracas em diferentes estados do país, expressam a desigualdade na posse da terra no Paraguai.

 

Fonte: Prensa Latina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *