Favela como modelo sustentável

O filme “Favela como modelo sustentável” estreou na Cúpula dos Povos da Rio+20, e foi apresentado na Mostra de Vídeos da Cúpula dos Povos. Ele explora as maneiras pelas quais os princípios sustentáveis estão no próprio tecido da vida nas favelas e também as dificuldades que as favelas enfrentam devido à negligência do Estado.

A Fundadora e Diretora Executiva da ComCat, Theresa Williamson explica: “Ao longo dos anos o nosso trabalho nas favelas do Rio de Janeiro nos fez ver uma ampla gama de qualidades nessas comunidades que são normalmente associadas com bairros sustentáveis ou resilientes. Decidimos filmar o documentário com imagens recomendadas por líderes comunitários do Rio de Janeiro, para lançar luz sobre os aspectos da vida nas favelas que a sociedade mais ampla poderia e deveria ter como modelo em termos de sustentabilidade.”

Desde o maior assentamento informal da América Latina até uma pequena comunidade no interior da floresta da Tijuca, as pessoas e os projetos apresentados no filme mostram soluções criativas e valores comuns que contribuem para o desenvolvimento sustentável dessas comunidades. Ao realizar o filme, a ComCat tem como objetivo dissipar alguns preconceitos amplamente atribuídos as favelas. “No ano passado, nós percebemos que os estigmas associados as favelas eram um tremendo obstáculo para o desenvolvimento das comunidades do Rio. E nenhum destes estigmas são bem fundamentados “, diz Williamson. “Com o nosso filme para a Rio +20, nós estamos trabalhando para quebrar esses estigmas, contribuindo para o diálogo em torno da sustentabilidade.”

De 17-29 junho a ComCat também ofereceu Visitas Comunitárias Educativas nas favelas que foram mostradas no filme, visitas guiadas pelos próprios protagonistas do filme (clique para ver as fotos das visitas). Para participar no debate em torno da sustentabilidade em favelas do Rio de Janeiro, nos curta no Facebook, siga-nos no Twitter, ou se inscreva na nossa mala direta para atualizações.

 

Fonte: ComCat, por e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *