Exposição retrata violação do direito à moradia no Pinheirinho e na Favela do Moinho

27 de junho de 2012

Fotos retiradas do site.

Foi aberta na terça-feira (26) a exposição Visão em Poesia, no Espaço Cultural Periferia no Centro, na sede da Ação Educativa. O trabalho reúne fotografias de Lua Lopes e poemas de Bruna Tiengo feitos a partir de visitas das artistas e militantes à Favela do Moinho, na zona leste de São Paulo, e ao bairro do Pinheiro – ocupação de São José dos Campos (SP) que sofreu uma reintegração de posse brutal em janeiro deste ano.

O trabalho surgiu a partir da reflexão delas sobre o direito à moradia gerada pelo contato com as comunidades. As artistas participaram de uma festa realizada por grafiteiros e rappers na Favela do Moinho, depois do incêndio, para arrecadar alimentos. Já em 2012, Bruna e Lua foram a um evento parecido no Pinheirinho, mas o objetivo agora era tentar encorajar as crianças a voltarem para a escola que serviu de QG para a polícia durante a desocupação. “Elas não queriam voltar”, conta Lua.

Segundo a fotógrafa, elas tiveram dificuldades para entrar no terreno onde ficava a comunidade do Pinheirinho e se espantaram com o cenário encontrado. “Parecia que tinha passado um furacão, tamanha a destruição. A gente não consegui nem conversar uma com a outra lá dentro…só de olhar dava para ouvir o choro, conta.”

Para Bruna, o que chamou a atenção no lugar que antes era o bairro foi o silêncio. “Escrever para mim sempre foi refúgio. Ao ver o silêncio daquele lugar, não dava para não escrever sobre aquilo. No Moinho dava para ver a falta de respeito àquela população, mas no Pinheirinho, foi chocante”, diz.

A ideia da exposição veio só depois. “Começou com essa ideia de divulgar o que a gente viu, de ir onde a mídia não chega, de mostrar um outro olhar”, diz Bruna. Foi então que elas pensaram na possibilidade de realizarem um trabalho conjunto, que integrasse poesias e fotos. A ideia, dizem, é mostrar pelas palavras a reflexão de quem registrou as fotos. “A ideia é trabalhar essa ligação visão-reflexão”, afirma Bruna.

A exposição fica em cartaz até dia 25 de julho, na sede da Ação Educativa, na Rua General Jardim, 660, na Vila Buarque, São Paulo. O Horário de visitação é das 10h às 20h, de segunda a sexta, e das 9h às 13h aos sábados. Mais informações e agendamento de visitas pelo telefone (11) 3151-2333.

Exposição Visão em Poesia

Quando: de 26 de junho a 25 de julho; de segunda a sexta, das 10h às 20h; aos sábado, das 9h às 14h
Onde: Ação Educativa – Rua General Jardim, 660, Vila Buarque, São Paulo (próximo às estações de metrô Santa Cecília e República).
Entrada Franca
Mais Informações: (11) 3151-2333

 

Fonte: Ação Educativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *