Ciranda da Resistência no Morro da Providência

Lembramos que realizaremos amanhã, dia 15/06 às 15h, um mutirão para confecção de faixas no Galpão da Pimpolhos da Grande Rio (Rua Rodrigues Alves, 733, fundos)

Ciranda da Resistência no Morro da Providência

Atividade com caminhada, música e exposição fotográfica no Morro da Providência denuncia violações de direitos e aponta alternativas

A favela como laboratório de soluções para modos de vida mais justos, solidários e sustentáveis. É o que os moradores do Morro da Providência querem mostrar na Ciranda da Resistência, atividade que faz parte da Cúpula do Povos e começa com uma caminhada que parte da Praça Américo Brum, na Providência, no dia 16/06, às 13h.

A Ciranda vai denunciar uma série de violações de direitos infringidas contra a população da região portuária em nome de projetos impostos sem transparência e diálogo, como é o caso do Porto Maravilha, Porto Olímpico e Morar Carioca.

Depois de uma breve caminhada serão realizados debates sobre direito à cidade, remoções, cultura e memória – lembramos que esta é a favela mais antiga do país e berço da cultura negra na cidade.

Também estão previstas uma apresentação do grupo Afoxé Filhos de Gandhi, roda de capoeira e projeção de vídeos.

A atividade é organizada pelo Fórum Comunitário do Porto e moradores das comunidades da Providência, Arroio Pavuna e Vila Autódromo, na Zona Oeste.

Veja a programação completa:

• 13h: Caminhada partindo da Praça Américo Brum (Ladeira do Barroso, s/n – Providência) em direção ao Instituto Central do Povo (ICP – Rua Rivadávia Correa, 188 – saída do túnel da Central do Brasil à esquerda).
  • 15h: ICP. Roda de conversa: “O direito à cultura e a memória social da região portuária na fala dos moradores”. Participantes: Afoxé Filhos de Gandhi (Carlos Machado), Associação da Comunidade Remanescente do Quilombo Pedra do Sal (Damião Braga), Instituto Pretos Novos (Mercedes Guimarães) e Escola de Samba Mirim Pimpolhos da Grande Rio (Camila Soares) e Sonia Rabello.
  • 16h30: ICP. Programação cultural: apresentação do Afoxé Filhos de Gandhi.
  • 17h: ICP. Roda de conversa: “Não às remoções! O direito à moradia digna e à permanência no lugar”. Participantes: Fórum Justiça (Maria Lúcia – defensora pública), Comunidade Vila Autódromo (D. Jane), Comunidade Arroio Pavuna (D. Zélia), Comissão de Moradores da Providência, Movimento Favela Não se Cala (André) e Fórum Comunitário do Porto e Eliomar Coelho.
  • 18h30: ICP. Programação cultural: roda de capoeira
  • O dia todo (até às 19h30): Exposições permanentes de fotografias, vídeos e documentos produzidos sobre violações de direitos e reivindicações das comunidades e movimentos participantes da Ciranda. Produção livre de murais.

Fonte: Fórum Comunitário do Porto, por e-mail