Oficina “Violações de Direitos Humanos e Megaprojetos na América do Sul”, 15/06

Cúpula dos Povos – Rio+20

VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS E MEGAPROJETOS NA AMÉRICA DO SUL

Convite para Oficina, 15 de junho às 9h

A realização de megaprojetos é uma das novas formas de investimento e reprodução do capital em larga escala responsável por consequências danosas aos direitos humanos desde a fase de pré-instalação até ao pleno funcionamento e que afeta igualmente as áreas rural e urbana. A concretização destes projetos depende de uma intricada e pouco transparente colaboração entre Estados e empresas, aqui incluídas tanto as realizadoras, quanto as financiadoras do projeto, os bancos. Considerando a complexidade das diferentes estratégias de seus promotores, é necessário, portanto, que as entidades e movimentos organizados da sociedade civil preparem uma contraposição à altura.

Quais são as causas das violações de direitos humanos ocorridas na realização de megaprojetos na América do Sul? Quais as falsas soluções propostas nessa área? Quais seriam alternativas?

A oficina debaterá coletivamente essas perguntas, com o objetivo de reunir, sistematizar e apontar novas estratégias de análise e enfrentamento.

Considerações prévias ao debate

• Mais Democracia – membro da Plataforma BNDES
  • PACS – membro do Grupo Facilitador da Cúpula (a confirmar)
  • Terra de Direitos

15 de junho, das 9h às 11h

Tenda 27 – Patrícia Galvão/Pagú (Aterro do Flamengo – Rio de Janeiro)

Participe!

Organização: Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, Conectas Direitos Humanos, Terra de Direitos,  Instituto Mais Democracia e Anistia Internacional.

Mais informações (código 47610)