(Português) No Pará, Cohab vai conceder auxílio-moradia a moradores do Acampamento

(Português) 01 de junho de 2012

As famílias cadastradas pela Cohab que ocupam a área do Acampamento, à margem esquerda do canal do Tucunduba, no bairro do Guamá, deverão sair brevemente da área e passarão a receber o Auxílio Moradia. Foto: ASCOM COHAB.

As famílias cadastradas pela Companhia de Habitação do Pará (Cohab) que ocupam a área do Acampamento, à margem esquerda do canal do Tucunduba, no bairro do Guamá, sairão brevemente da área e passarão a receber o auxílio-moradia. A garantia foi dada durante a segunda reunião setorizada, coordenada pela Cohab, para discussão com os públicos que serão beneficiados com as unidades habitacionais do residencial Liberdade.

“Vamos agilizar a concessão do benefício do auxílio-moradia para vocês”, disse a presidente da Cohab, Noêmia Jacob, informando ainda que as famílias que se fixaram na área depois terão que ser avaliadas primeiro pela área social. “Só vamos conceder o benefício para quem realmente tem direito de morar no Liberdade, porque aquele empreendimento tem uma destinação específica, para quem já estava definido como beneficiário e passou pela nossa análise social”, afirmou.

Em 2009, essas famílias obtiveram a garantia de serem contempladas com unidades habitacionais do residencial Liberdade, ocupado no início de 2012. A reintegração de posse já foi determinada e deverá ocorrer no transcorrer deste mês. Noêmia Jacob informou aos representantes das famílias que a partir do dia 15 as ações do trabalho técnico social serão iniciadas. A retomada das obras está prevista para o mês de setembro, após a conclusão do processo licitatório para contratação de uma nova construtora.

“Vamos ter que fazer o levantamento dos serviços remanescentes e a Caixa terá que validá-los. A licitação da nova construtora deve sair no fim de junho. Em setembro a nossa expectativa é recomeçar a obra”, reiterou a presidente da Cohab.

A equipe social foi apresentada às famílias, anunciando que a primeira etapa do trabalho será o de atualização do cadastro social. “É necessário ter atualizado esse cadastro das famílias para darmos início às ações do trabalho social como oficinas, capacitações e reuniões”, explicou a assistente social da Cohab Marcelina Santos.

Para o representante das famílias, Humberto Conceição, a expectativa é a melhor possível. “Esperamos poder sair da área e ocupar os nossos apartamentos. Estamos confiantes que a Cohab dará agilidade nesse processo”, declarou.

A reunião teve a participação do promotor Raimundo Moraes, da Promotoria de Meio Ambiente, que trata de questões ligadas à área de urbanismo. e da engenheira Mylor Ledo, do Grupo Técnico Integrado do Ministério Público Estadual.

 

Fonte: Agência Pará de Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *