Incra tentará comprar área e evitar despejo de 250 famílias no Mato Grosso

22 de maio de 2012

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) se comprometeu em buscar solução para resolver o impasse das 250 famílias que estão no assentamento Santa Rosa I (a cerca de 150 quilômetros de Sorriso). Na reunião que terminou há instantes, na câmara, entre diretores órgão federal e integrantes do Movimento dos Sem Terra (MST) ficou definida a formação de duas comissões. A primeira, jurídica, vai buscar na justiça reverter a ordem de despejo dos assentados. Já a segunda, técnica, buscará meios (recursos) para adquirir definitivamente a propriedade em litígio e repassá-la para as famílias que estão no local há há cerca de 15 anos. Desde então, MST e o proprietário da área brigam na justiça pela posse da terra.

Recentemente, o dono do local conseguiu na justiça a retomada da área invadida. Apesar desta decisão, até agora a ordem de despejo não foi cumprida. Não foi mencionado de quando é esta decisão. Também não foi informado o tamanho da propriedade.

Conforme Só Notícias já informou, a proposta dos integrantes do MST é de que o Incra compre a área e a repasse para as famílias que já vivem no local. Este, aliás, foi um dos motivos do bloqueio da BR-136, nas proximidades de Sorriso, no mês passado.

A reunião teve a participação do ouvidor agrário do Incra, Gercino Silva, do superintendente do órgão em Mato Grosso, Valdir Barranco,  o presidente do Intermat, Afonso Dalberto, o prefeito de Sorriso, Chicão Bedin (PMDB), o deputado estadual José Domingos Fraga Filho (PSD), a presidente da câmara, Marisa Neto (PSD), o comandante local da PM, vereadores e demais lideranças.

 

Fonte: Só Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *