Vítimas de enchente recebem 400 novas casas no Paquistão

23 de maio de 2012

Acnur e autoridades locais entregam residências à comunidade de pescadores; eles estavam desabrigados desde as cheias de 2010.

O paquistanês Zakir Hussain e sua família. Foto: Acnur.

O Alto Comissariado da ONU para Refugiados, Acnur, junto com autoridades do Paquistão, está entregando casas para famílias afetadas pelas enchentes de 2010.

São 400 novas residências para uma comunidade de pescadores que estava sem abrigo desde as fortes cheias.

Margens do rio

Segundo o Acnur, as famílias que estão recebendo as casas são da comunidade Jam que, por décadas, têm vivido às margens do rio Indo ou dentro dos próprios barcos.

A agência ressalta que as casas dessas famílias e os poucos pertences que tinham foram levados pelas chuvas, que inundaram grandes áreas do Paquistão há quase dois anos.

Sonho

Em nota, o Acnur destaca as reações das pessoas que foram contempladas. O morador Zakir Hussain disse estar “grato por ter um teto sólido”. Já a mulher dele, Bashir, estava acostumada a “tomar água do rio e não ter acesso a instalações sanitárias”. Para ela, ter uma casa agora é “como um sonho.”

O Acnur informa que há também planos para que as famílias recebam cartões de identidade e tenham um centro comunitário, uma mesquita, além de acesso à água, posto de saúde e educação.

 

Fonte: Rádio ONU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *