Financiamento habitacional de interesse social e direito à moradia é assunto do próximo relatório temático – Boletim nº 21

Entre os dias 5 e 13 de julho, a Relatora da ONU para o Direito à Moradia Adequada, Raquel Rolnik, realizará um visita oficial à Ruanda. Atualmente, a Relatoria está elaborando seu próximo relatório temático, que irá mapear as formas como o sistema financeiro tem se vinculado ao mercado habitacional para prover moradia e melhorar as condições de habitabilidade para as famílias de baixa renda. Além disso, a Relatoria está preparando um folheto sobre megaeventos esportivos e direito à moradia adequada, que será publicado e distribuído no segundo semestre.

www.direitoamoradia.org

* Missão a Ruanda
Se você ou sou organização tem informações sobre o direito à moradia em Ruanda, envie-nos. Desta maneira você contribui com a missão da Relatoria ao país, que será realizada de 5 a 13 de julho.

* Relatório temático
Partindo do relatório temático sobre a crise financeira e o direito à moradia, apresentado pela Relatoria em 2009, o novo relatório focará as experiências internacionais de financeirização da produção habitacional e do acesso à moradia adequada para os mais pobres. Como vêm ocorrendo essas experiências de crédito, microcrédito e subsídios voltados para os mais pobres? Quais seus limites e suas perspectivas? De que maneiras elas contribuem, ou não, para garantir o direito à moradia digna? Até o início de junho, a Relatoria receberá contribuições a este relatório, que será apresentado à Assembleia Geral da ONU em outubro. Acesse nossa plataforma de debates para deixar sua contribuição. A Relatoria também preparou um questionário, solicitando informações a Estados, autoridades locais e organizações da sociedade civil.Clique aqui se quiser respondê-lo.

* Megaeventos esportivos
No segundo semestre, a Relatoria publicará um folheto sobre megaeventos esportivos e o direito à moradia, como desdobramento do relatório apresentado em 2010 e da resolução aprovada no mesmo ano pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU. Também serão reimpressas as cartilhas sobre remoções forçadas. Se você tem contribuições para dar sobre o tema, clique aqui.

* E mais
Veja o álbum de fotos da visita de trabalho ao Chile, realizada de 26 de abril a 3 de maio. Clique aqui.

 

Este boletim é um projeto da Relatoria Especial da ONU para o Direito à Moradia Adequada e contém informações não oficiais. Relatora (desde maio de 2008) – Raquel Rolnik
Se você ainda não está cadastrado e deseja receber este boletim, acesse nosso site e cadastre-se.
Para entrar em contato: contato@direitoamoradia.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *