Justiça dá 110 ordens de despejo de áreas onde moram cerca de 40 mil famílias (PI)

08 de maio de 2012

A Justiça já emitiu 110 ordens de despejo de moradores em área de invasão em todas as zonas de Teresina, apontou estudo entregue pelas entidades e fóruns de defesa da moradia ao comandante da Polícia Militar (PM), coronel Gerardo Rebelo. Do Coletivo de Defesa da Moradia e a do Fórum de Líderes da Zona Sul, José da Cruz, afirmou que moram nas áreas de ocupação com decisões da Justiça para reintegração de posse de terras entre 35 mil a 40 mil famílias.

O coronel Gerardo Rebelo marcou para às 8h30 desta quarta-feira uma reunião com as Associações de Moradores, Fóruns e Coletivos de Defesa da Moradia, no CSU (Centro Social Urbano) do Parque Piauí.

Os líderes foram falar com o coronel Gerardo Rebelo preocupados com o uso da violência policial e com o afastamento da tenente coronel Júlia Beatriz, do Gerenciamento de Crise, que tem grande conhecimento na área e já evitou muitas tragédias em despejos conflituosos em Teresina.

José da Cruz afirmou que há casos de despejos de ocupações recentes como o do Parque da Vitória, que tem oito meses, e alguns com 20 anos de existência como o Parque São Jorge, na zona Sul de Teresina.

“A insegurança é a mesma porque a Polícia Militar espancou professores e estudantes nas últimas manifestações, mas todos sabem que a maior violência é destinada aos mais pobres, os que vivem na periferia”, declarou José da Cruz.

A secretária municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Viviane Moura, afirmou que falou com juízes e a Gerência de Crises da Polícia Militar para não sejam cumpridas as liminares de despejo de invasores de áreas reivindicadas pela União, Município e particulares.

Segundo ela, estão nesta situação o Parque da Vitória, Vila Dilma Rousseff, que fica na frente do conjunto habitacional Jacinta Andrade, Vila Elmano Férrer, Vila Francisca Trindade, Vila das Torres, Parque Universitário, Vila Madre Teresa de Calcuta, Urbano Eulálio, Loteamento Naiana e Vila Washington Feitosa, onde moram cerca de 20 mil famílias.

Segundo ela, as invasões em áreas da Prefeitura de Teresina a situação dos moradores será regularizada, a União se comprometeu em doar para o Município áreas invadidas como o Parque Universitário e Vila Madre Teresa de Calcuta.

Viviane Moura afirmou que o Loteamento Naiana fica em terra do Município e a situação será resolvida.

“A gravidade da situação é que em muitas vilas os moradores estão há mais de 20 anos como o Parque Universitário e a Vila São Jorge, onde o governo já implantou projetos sociais, de moradia, construiu escolas e creches e não há como haver despejo”, declarou.

O levantamento da Prefeitura de Teresina apontou a existência de 114 áreas onde a ocupação não está legalizada.

Metalúrgico do Maranhão conseguiu casa na invasão da Vila Elmano Férrer

O metalúrgico Marco Antônio de Araújo mora em uma casa feita de taipa na Vila Elmano Férrer, com sua mulher e três filhos.

Ele disse que está há dois meses morando na área de invasão, que tem cinco meses de existência.

A Vila Elmano Férrer cresceu rápido, muitas casas ainda estão em construção, mas já existe uma liminar de despejo dos invadores.

“Eu não tinha casa, morava de favor”, afirmou o metalúrgico Marco Antônio de Araújo, que morava com sua família no municpipio de Aldeias Altas, no Maranhão, onde também trabalhava no corte de cana-de-açúcar..

“Consegui minha casa aqui e agora vou fazer tudo para melhorá-la”, falou Marco Antônio.

A invasão já tem até uma praça improvisada, a Praça Cajulância, com mutas mangueiras e cajueiros. “Aqui é agradável”, declarou Edmilson Livramento Rodrigues, que estava assando carne na praça.

Fonte: Jornal Meio Norte