Água e luz cortadas na escola da Fontinha (Portugal)

26 de abril de 2012

O colectivo Es.Col.A foi despejado na quinta-feira da semana passada. Foto: Nelson Garrido

Sanitas e lavatórios encontravam-se “partidos” e foram já retirados do local, disse ao PÚBLICO fonte ligada ao processo. A luz e a água também foram cortadas por, alegadamente, estar a ser feito um “uso abusivo” das mesmas.

O resumo que o blogue do Es.Col.A faz da operação – que ainda está a decorrer no edifício – é diferente. “Canalização destruída, sanitas e lavatórios para o lixo, haveres da Es.Col.A retirados, mobiliário destruído, instalação eléctrica propositadamente estragada”, pode ler-se no post intitulado “Antes emparedado do que ocupado”.

O edifício foi ontem reocupado por apoiantes do Es.Col.A, durante algumas horas, depois do despejo ordenado pela Câmara do Porto, há uma semana. Nesta quarta-feira, a Polícia Municipal e funcionários camarários regressaram ao local e têm estado a limpar e retirar vários objectos do local.

O novo processo de selagem do edifício deve estar concluído a meio da tarde. Pelas 18h30, o Es.Col.A tem uma nova assembleia popular, no Largo da Fontinha, para decidir o que fazer a seguir.

O Es.Col.A foi criado com o objectivo de prestar apoio à comunidade da Fontinha e organizou, no último ano, várias actividades para crianças (incluindo apoio escolar) e restantes moradores.

Fonte: Público