(Português) Carta Aberta à População de Belo Belo Horizonte

(Português) 23 de abril de 2012

Carta Aberta a População de Belo Belo Horizonte – Movimento Organizado de luta pela Moradia De Belo Horizonte

“A Casa é condição necessária para que a pessoa possa nascer e desenvolver-se, ela é um bem muito maior do que um simples local para que possa voltar do trabalho, educar e ser educado, é nela onde se constitui os profundos e sagrados laços familiares. Uma casa é muito mais que um simples teto, Nela a pessoa realiza e vive sua própria vida é também onde desenvolve sua identidade e o seu relacionamento com as outras pessoas.”

– Declaração dos Direitos dos Sem Casa. 1ª Conferencia Municipal de Habitação de BH. 08/10/1995.

 

Caros cidadãos e cidadãs belorizontinos,

Somos membros participantes de Associação de Moradores, dirigentes de Núcleos e militantes do movimento em defesa da moradia digna e direito a cidade.  Participamos e nos movimentamos exigindo do poder público a efetivação do direito e acesso a moradia digna desde a década de 80. Neste período, organizamos várias ocupações na cidade onde hoje se encontram conjuntos habitacionais de interesse social. Foi através da luta e participação que o movimento conseguiu obrigar o poder público a editar as leis nº 6.326/93, 7.613/93 e 6508/94 que criam o sistema Municipal de Habitação de interesse social de BH.

Esta conquista teve a contribuição e a participação efetiva da Arquidiocese que, no ano de 1992, lançou no Brasil a campanha “ONDE MORAS?”.

A arquidiocese assumiu a luta pelo direito de morar incentivando a formação dos núcleos de sem casa pela cidade em cumprimento a lei Municipal 6508/94. Portanto desde 1995 famílias sem moradia de BH, participam como membros associados nas Associações e Núcleos de sem casa. Estas famílias contribuem financeiramente com a manutenção e funcionamento das entidades as quais pertencem, participam de reuniões mensais e atividades organizadas pelas instituições, todas aguardando pacientemente o poder publico produzir as moradias que são conquistadas nas plenárias do Orçamento Participativo de Habitação.

Temos um enorme histórico de luta na cidade sempre em defesa do direito enfrentado conflitos fundiários e principalmente a Ganância de empresários nesta disputa pela ocupação do solo da nossa Cidade.

Foi exatamente para enfrentá-los nesta batalha que nos organizamos com Personalidade Jurídica de interesse publico, sem fins lucrativos.

A POUCOS DIAS ASSISTIMOS A UMA MATÉRIA VINCULADA PELA REDE GLOBO DE TELEVISÃO ONDE O REPÓRTER ISMA MADEIRA APRESENTOU UMA REPORTAGENM PEJORATIVA E CALUNIOSA CONTRA UMA DESTAS ORGANIZAÇÕES COMUNITÁRIAS, DEIXANDO APARENTAR QUE O NÚCLEO FOI ORGANIZADO COM O INTUITO DE VENDER VAGA NO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA.

NESTE ATO AS ASSOCIAÇÕES E NÚCLEOS DA CIDADE, QUEREM ALERTAR A POPULAÇÃO DE BH SOBRE O INTERESSE DESTA EMISSORA DE TV PARA EXPOR EM REDE NACIONAL A POLÍTICA PUBLICA DE HABITAÇÃO DA CIDADE DE BH AO MESMO TEMPO EM QUE OMITE A INFORMAÇÃO DE QUE EXISTE NA CIDADE UMA POLITICA PUBLICA DE PRODUÇÃO DE HABITAÇÃO PARA FAMILIAS DE BAIXA RENDA MUITOS ANOS ANTES DO PROGRAMA FEDERAL MINHA CASA, MINHA VIDA, QUE COMO TODOS SABEM SÓ FOI LANÇADO EM MARÇO DE 2009.

Os ataques desta emissora de TV ao movimento organizado da cidade nos fazem repensar nossa luta. Nossa união sempre foi e sempre será nossa maior vitória, o movimento convoca você que também realizou inscrição para o programa a se organizar em uma destes grupos formado e credenciado na cidade. Somente assim forçaremos o poder publico, e os empresários a produzir as unidades habitacionais para atender as famílias cujo perfil de renda tem de ser inferior a hum mil e seiscentos reais.

Alertamos também para que todos fiquem atentos aos atos destas das construtoras que antes não tinham nenhum interessem em produzir moradias nas áreas periféricas da cidade, hoje estão construindo em todos os cantos da cidade e estas sim estão cobrando valores absurdamente fantásticos para incluir famílias no Programa Minha Casa Minha Vida.

MOVIMENTO DE LUTA PELO DIREITO A MORADIA DE BH.

 

Fonte: Bairro São Salvador

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *