Vereadores autorizam a doação de moradias para mais de 500 famílias de Paraíso (TO)

18 de abril de 2012

A Câmara Municipal de Paraíso promoveu na noite desta terça-feira, dia 17 de abril, a segunda sessão itinerante da semana com o objetivo de votar e aprovar, em terceira e última votação, os projetos que autorizam o Poder Executivo a regularizar e doar áreas de terreno público localizados nos setores Bela Vista, Nova Esperança, Vila Genoveva Carneiro e Setor Oeste, além da inclusão do Distrito de Santa Luzia no perímetro urbano do Município de Paraíso do Tocantins, também foram votados três requerimentos e duas indicações.

A sessão itinerante foi realizada na residência do Vice-Presidente da Associação de Moradores do Setor Nova Esperança, Cláudio de Souza, na Rua 18, Quadra 04, Lote 02, com a participação maciça da comunidade, que foi acompanhar a votação do Projeto de Lei nº 099/2012, que trata da regulamentação da área pública, resultado de muito empenho dos moradores que se organizaram com o apoio jurídico do advogado Dr. Gedeon Pitaluga Filho, da assessoria do Deputado Federal Cesar Halum (PSD), e da Câmara de Vereadores. A aprovação do projeto foi bastante comemorada pelas famílias que ficaram até o final da sessão.

Tribuna Livre

A população se manifestou utilizando a tribuna livre, começando pelo jovem Tiago Rêgo, que preside o PV de Paraíso, que aproveitou a ocasião como cidadão desta cidade, para tirar algumas dúvidas sobre o parlamento municipal, se referindo à quantidade de homenagens que a Câmara de Paraíso tem dado, e ao mesmo tempo, para questionar sobre os benefícios que as Moções de Aplausos trazem para a população.

O líder comunitário e assessor político, Palmeron Guida, falou em nome da comunidade e do deputado federal Cesar Halum, para expressar a alegria de comemorar, junto com todos, o dever cumprido, também relatou as dificuldades no início para montar a associação de moradores, do empenho da comunidade que acreditou no projeto, e o apoio de todos os vereadores de nossa cidade.

O Advogado Dr. Gedeon Pitaluga disse que a luta não foi só de um dia, foi de um ano. As dificuldades foram muitas pela falta de organização, falta de documentos e pela falta de união dos moradores. “O apoio do Deputado Federal Cesar Halum, desde o início, foi fundamental para se chegar ao momento que estamos vivendo nesta noite, foi um ato heroico da população, do ponto de vista jurídico e social. Quem lutou e enfrentou todos os obstáculos, que foram muitos, merece os nossos parabéns”, finalizou.

O senhor Geremias Campelo de forma emocionada agradeceu o advogado Gedeon Pitaluga pela contribuição e aos vereadores pela parceria, “essa é a nossa reposta positiva! De invasão, depois ocupação, agora somos proprietários, é muito bom comemorar essa grande vitória”, declarou.

O Pastor Natanael Souza também se inscreveu na tribuna livre para criticar a atitude dos nossos governantes com relação à ação de reintegração de posse, que deixou muitas famílias desabrigadas, depois que o trator destruiu muitas casas nas proximidades do local da sessão itinerante de ontem. “Paraíso não tem um governo que merece, o nosso povo presenciou hoje uma cena que causou revolta e deixou a sensação de que estamos realmente desprotegidos, pela falta do sentimento de amor e solidariedade por parte do governo, que estava presente na hora da ação para assistir a desgraça dos outros, presenciando as máquinas passando por cima dos sonhos e da esperança de tanta gente que precisa de um teto, eu garanto que muito mais do que a instituição ligada a uma igreja de nossa cidade”, finalizou pedindo o apoio do advogado Gedeon Pitaluga Filho, dos vereadores e das autoridades competentes.

Os Vereadores fizeram o uso da palavra para declarar que todo o projeto que vem do Poder Executivo e que é bom para a população tem o apoio da Câmara para a sua aprovação, o melhor exemplo são os projetos que autorizam a Prefeitura a regularizar áreas públicas e entregar para a população, como é o caso dos lotes do setor Nova Esperança, que foi votado e aprovado em definitivo, diante do povo.

Para a Vereadora Gerusa Rodrigues (PTB), o que está acontecendo no setor Nova Esperança é um divisor de águas, o antes e o depois. “E nada melhor do que estar celebrando este momento, a alegria de ter onde morar. Eu também agradeço pela oportunidade de poder compartilhar desse momento”, disse. Sobre as moções de aplausos, Gerusa Rodrigues disse que também é papel do vereador, assim como é o papel do vereador aprovar um projeto importante como o que regulariza o terreno do setor Nova Esperança. “Criticar e jogar pedra é muito fácil, o difícil é viver a situação”, concluiu.

Hilma Oliveira (PMDB) disse que as invasões só acontecem em Paraíso pela falta de uma política habitacional que venha dar moradia para quem precisa. “A casa própria é um direito do cidadão, que não é levado a sério pelo governo municipal. O Palmeron Guida, o Dr. Gedeon, e os moradores do setor Nova Esperança são heróis que merecem os nossos parabéns, e que essa luta sirva de exemplo para outros setores que vivem a mesma situação, e nós estamos aqui para fazer a nossa parte”, enfatizou.

Neivon Bezerra (DEM), falou da emoção que sentiu ao receber da Câmara Municipal, por meio dos colegas de parlamento, a sua Moção de Aplausos pela conclusão do curso de Direito, foi um momento muito especial. Disse ainda que só recebe moção de aplausos quem tem história e serviços prestados. “Quando vocês ouvirem que a Prefeitura de Paraíso não está construindo obras porque os vereadores estão atrapalhando, podem ter certeza que é mais mentira do Prefeito”, recomendou Neivon Bezerra.

Joaquim Junior (PSD), mais uma vez foi duro nas suas críticas à atual gestão municipal, falou da importância de poder realizar a terceira votação do projeto que regulamenta os lotes pela Câmara Municipal, para votar e debater junto com o povo que receberá o benefício graças  à luta e à união de todos, e o apoio dos vereadores. Sobre as críticas dirigidas à Câmara, elas são encaradas com a realização de trabalho, essa é a melhor resposta. “Eu quero neste momento alertar a população, de que esse Prefeito que queria derrubar as casas no passado, agora aparece como bom samaritano enviando esse projeto para agradar vocês, tenham muito cuidado”, em seguida apresentou um relato de projetos enviados pelo Prefeito, pedindo dinheiro para reformar prédios, comprar leite e cesta básica, contratar pessoal e auxilio funerário, só agora no ano de eleições.

“Nós vamos aprovar o projeto que regulariza os lotes, mas quem entrega o documento é o ‘Prefeito Bonzinho’, por isso eu recomendo muito cuidado”, (Joaquim Junior).

O Presidente Virgílio Azevedo (PTB) disse que é uma grande satisfação estar votando e aprovando, junto com os colegas vereadores, o projeto que torna realidade um sonho das famílias do setor Nova Esperança, resultado de muita luta. Elogiou a conduta do Vereador Neivon Bezerra (DEM), falou da sua importância para a nossa casa de leis. “Estamos com a consciência tranquila fazendo o nosso trabalho como representante do povo, e mais uma vez estamos aqui para ouvir as suas reivindicações e para votar o projeto que autoriza a regularização e doação dos lotes. Esse benefício é mérito de todos vocês, por isso podem comemorar a vitória, parabéns”, concluiu.

 

Fonte: Paraíso Web

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *