Carta aberta: 100 famílias estão prestes a ter suas casas demolidas na Vila Clara

16 de abril de 2012

CARTA ABERTA

100 famílias estão prestes a ter suas casas demolidas na Vila Clara

Centenas de pessoas, entre as quais muitas crianças e idosos, não têm para onde ir. Insensibilidade da Justiça e da Prefeitura podem reproduzir em São Paulo, em menor escala, a tragédia do “Pinheirinho”

Cerca de 100 famílias que residem há vários anos em um terreno situado na Rua Rolando Curti, na Vila Clara – bairro situado na região da Cidade Ademar, zona sul da cidade de São Paulo – estão prestes a ter suas casas demolidas. A data para deixar centenas de pessoas sem teto, entre as quais muitas crianças e idosos, está marcada para o próximo dia 4 de abril.
Por uma decisão da Justiça que pode ser tudo, menos justa para com os mais necessitados, as famílias serão retiradas do local para que os tratores possam demolir suas casas e, junto com elas, seus sonhos e esperanças de uma vida melhor. Como única concessão, 25 caminhões serão disponibilizados para retirar os móveis.
Os moradores resistem em deixar o local, pois não têm para onde ir. Propuseram comprar o terreno, que é uma área particular, mas os advogados disseram que não há interesse do proprietário em vender.
A Defensoria Pública tem dado toda a assistência jurídica às famílias, recorrendo à Justiça para, no mínimo, adiar a decisão. Entretanto, até o momento, a sentença está mantida: retirar os moradores, se necessário, utilizando a força policial.
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Subprefeitura da Cidade Ademar, lava as mãos, alegando que a área é particular e não pode intervir. A falta de uma política habitacional na cidade destinada a atender as famílias de baixa renda torna ainda mais difícil uma solução que contemple o direito básico dos moradores, que é ter um teto para morar.
As famílias estão desesperadas e pedem apoio da população e das entidades da sociedade civil que defendem os direitos humanos e uma vida digna para todos.
Elas denunciam que a insensibilidade da Justiça e a omissão da Prefeitura poderão reproduzir em São Paulo, em menor escala, a tragédia do “Pinheirinho”. A desocupação da comunidade Pinheirinho em São José dos Campos, realizada pela polícia em janeiro deste ano, resultou em milhares de pessoas desabrigadas e cenas degradantes de violência e de injustiça contra os mais humildes.
Uma das formas de apoiar os moradores da Comunidade Vila Clara é repassar esta carta aberta para todos os seus contatos e, quem puder, também para a imprensa.
Moradores da Comunidade Vila Clara
Movimento Habitacional e Ação Social – MOHAS
Fórum Social da Cidade Ademar e Pedreira
Contatos na Comunidade da Vila Clara: Andreia (tel. 7130-8070), Sueli (tel. 6603- 8396) e Alessandra (tel. 6034-3763)
Apoios: Plínio (tel. 5012-7524), Vani (tel. 9308-6721) e Dito (tel. 7598-3012)
Fonte: carta recebida por e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *