(Português) Agricultores familiares de Autazes ganham direito a moradia digna

(Português) 12 de abril de 2012

Vinte e seis famílias de agricultores familiares do município de Autazes (distante cerca de 113 quilômetros de Manaus) serão beneficiados com casas nesta quinta-feira (12). A ação faz parte do Programa Social de Habitação, resultado de convênio entre Governos Federal e Estadual e é voltada para os trabalhadores do campo.

A solenidade de entrega das casas está marcada para às 09h desta quinta-feira, no Centro Social e Cultural do município, localizado na Avenida Autazes, sem número, Centro, com a presença do titular da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), Eron Bezerra.

Inédito no Estado, o programa pretende reduzir o êxodo rural no Amazonas e valorizar a qualidade de vida de homens e mulheres do campo amazonense. “Estamos construindo casas, com o apoio do Governo Federal, em todo o interior do Estado com o objetivo de proporcionar moradia digna para os trabalhadores rurais. Esta é a nossa contribuição para que o trabalhador rural e sua família tenham mais conforto e dignidade”, acrescentou Eron Bezerra.

As famílias beneficiadas foram previamente cadastradas pela Sepror e prefeitura de Autazes. As casas foram construídas com recursos do Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades.

As casas, de 44 metros quadrados, foram projetadas de acordo com os costumes locais e têm sala, quarto, cozinha, banheiro e varanda.  A principal preocupação do governo do Estado é entregar as casas no nome da mulher, para evitar que ela e os filhos fiquem sem moradia, caso haja algum tipo de desentendimento entre o casal.

Previsão de novas casas

As 26 casas entregues em Autazes são as primeiras de um total de 59 previstas para o município. A meta do Governador Omar Aziz é entregar, até o fim de seu governo, mais de 4 mil casas populares para trabalhadores rurais, em todo o Amazonas. Desse total já foram entregues, até agora, 1.713 moradias. O programa já chegou a praticamente todos os municípios do Estado. Apenas Apuí, Careiro Castanho e Coari ainda não foram contemplados, mas estão inseridos na programação deste ano.

Fonte: CBN Manaus

 

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *