Participe dos debates sobre megaeventos e sobre financeirização da produção habitacional

Este mês inauguramos dois novos tópicos para debate em nossa plataforma virtual. No primeiro deles, sobre megaeventos esportivos, lançamos a pergunta: “Quais impactos a realização de um megaevento esportivo, como as Olimpíadas ou a Copa do Mundo, causa sobre o direito à moradia nas cidades?”.

No segundo, sobre o processo de financeirização da produção habitacional, perguntamos: “Existem no seu país programas de crédito bancário para provisão de habitação voltados às populações mais pobres? Qual o impacto destes programas na garantia do direito à moradia adequada dessas pessoas? De que forma a crise financeira tem afetado estes programas?” Este tópico estará aberto à discussão até o dia 28 de maio.

Os debates são abertos à participação de todas as pessoas interessadas nos temas. Desde já, estão todos convidados a discutir e compartilhar experiências, informações e relatos.

Por que debater?

O conteúdo destes debates na plataforma será utilizado como subsídio pela Relatora Raquel Rolnik na elaboração de dois documentos: um encarte sobre os impactos dos megaeventos esportivos no direito à moradia e um relatório temático sobre a financeirização da produção habitacional e o direito à moradia adequada.

O encarte será inserido na cartilha sobre remoções forçadas, publicada em 2010, que será reimpressa e redistribuída. Já o relatório sobre a financeirização da produção habitacional visa dar seguimento ao relatório sobre os efeitos da crise financeira sobre o direito à moradia, apresentado em 2009. Dessa vez, o foco do relatório será mais específico, tratando das consequências da financeirização da produção habitacional sobre o direito à moradia. Em outubro, a relatora Raquel Rolnik o apresentará à Assembleia Geral da ONU.

Participe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *