(Português) Manifestantes sem-teto invadem Itaquerão contra ‘crimes da Copa’

(Português) 04 de abril de 2012

Um dia após anunciar ter 30% das obras concluídas, o estádio do Corinthians para a Copa-2014, em Itaquera, foi invadido por centenas de manifestantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto).

O grupo, que ficou no local entre 11h e 12h30, quando a construção da arena na zona leste de São Paulo foi paralisada, lançou nesta quarta-feira o que chamou de campanha nacional «Contra os Crimes da Copa». A ação deve ser repetida em outras cidades.

Manisfestacão de integrantes do MTST contra a Copa-2014 nas obras do estádio do Corinthians em Itaquera

Manisfestacão de integrantes do MTST contra a Copa-2014 nas obras do estádio do Corinthians em Itaquera
A «Resistência Urbana» diz que o objetivo é «denunciar como as ações empreendidas para a preparação da Copa prejudicam a grande maioria da população brasileira». Além disso, busca propor um plebiscito popular sobre os temas ligados ao torneio de daqui a pouco mais de dois anos «para que todos possam opinar acerca das decisões».

Os três pontos criticados são: a) os despejos e remoções relacionados às obras dos megaeventos (incluindo a Olimpíada do Rio, em 2016); b) o uso de dinheiro público para os megaeventos; e c) a ingerência da Fifa contra soberania do país.

Protesto levou faixas e até batucada na arena que vem sendo erguida na zona leste de SP
Mais tarde, a Odebrecht, empresa responsável pelo Itaquerão, palco da abertura do Mundial, divulgou um comunicado oficial sobre o ocorrido.

 

Protesto levou faixas e até batucada na arena que vem sendo erguida na zona leste de SP

«A Odebrecht Infraestrutura confirma que um grupo de pessoas ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Sem Teto invadiu nesta manhã o canteiro de obras do estádio do Corinthians, realizando uma manifestação. Durante a permanência dos invasores, entre 11h e 12h30, as obras foram paralisadas pela Odebrecht, como precaução contra acidentes. A empresa dialogou para que os manifestantes deixassem a área da obra, o que de fato aconteceu, possibilitando a volta do ritmo normal de trabalho.»

Os manifestantes já haviam se reunido esta semana na capital paulista. Na segunda, interditaram parcialmente a avenida do Imigrante Japonês, na zona oeste, e o bloqueio causou lentidão. A caminhada começou em Taboão da Serra e chegou a São Paulo pela avenida Professor Francisco Morato, interditando duas faixas da via.

O destino dos manifestantes era o Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi, onde pretendiam exigir do governo estadual a suspensão do despejo dos sem-teto de dois terrenos ocupados em março deste ano, em Santo André e em Embu das Artes.

Fonte: Folha de S. Paulo

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *