CDHU despeja famílias (SP)

31 de março de 2012

por Maria Stella Calças

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU) realizará a reintegração de posse da área localizada no bairro João Paulo 2º, em Rio Preto, que está ocupada por nove famílias há 10 meses, na manhã de segunda-feira. A ação já está programada e organizada em parceria com a Defensoria Pública e a Fundação Rio-Pretense de Assistência Social (Fras). Entretanto, os moradores ainda não tinham sido notificados, até ontem, sobre o despejo.

“Cada vez um fala uma coisa. Disseram que vamos ser levados para uma casa só, todos que quiserem, e não poderemos levar nossos pertences. Também que os móveis serão levados para São Paulo. Já falaram várias vezes que vinham desapropriar, e nada. A gente fica perdido, sem saber em que acreditar”, afirma o ajudante de pedreiro Washington Aynes, 30 anos, que mora em um dos barracos com a mulher e dois filhos.

Segundo o gerente da CDHU, Olímpio Cardoso de Moraes Neto, os 28 moradores serão orientados, na manhã da desapropriação, e depois encaminhados à Fras. A Secretaria de Assistência Social firmou convênio com a entidade no início de março e pagará R$ 10,2 mil até maio para que os moradores sejam abrigados. A ação será às 9h da segunda-feira. A CDHU fornecerá caminhões para que os pertences dos moradores sejam levados do local.

“Normalmente, quando é preciso armazenar algo temos que levar para São Paulo, porque aqui não temos local para isso. Mas vou conversar com os moradores para que os nossos caminhões deixem seus pertences em casas de parentes ou outros lugares indicados por eles, mais próximos”, afirma o gerente. A gerente da Fras, Leila Nasser, não foi localizada na tarde de ontem para explicar como e onde será o abrigo das famílias.

Nova construção

O gerente da CDHU informou ainda, ontem, que no terreno invadido pelas famílias serão construídos 92 apartamentos. “Acredito que esses apartamentos beneficiarão cerca de 500 pessoas”, diz Moraes Neto. A licitação deve ser aberta nos próximos meses e a expectativa da companhia é que as obras se iniciem ainda em 2012.

 

Fonte: Diário Web

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *