Prefeitura do Rio assina contrato para BRT Transcarioca (Corredor T5)

Sistema de corredor expresso de ônibus terá financiamento de R$ 1,2 bilhão do BNDES

Coutinho (e.), Orlando Silva e Paes durante assinatura do contrato (crédito: Divulgação)

11 de janeiro de 2011

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Luciano Coutinho, assinaram na última segunda-feira (10) o contrato de financiamento no valor de R$ 1,2 bilhão para as obras do BRT (Bus Rapid Transit) Transcarioca, corredor expresso de ônibus que vai ligar a Barra da Tijuca, (zona oeste) ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador.

Aprovado em novembro de 2010, o financiamento destinará 74,5% dos recursos do BNDES às obras de infraestrutura. O sistema viário será formado por um corredor de duas faixas segregadas, uma em cada sentido, com aproximadamente 39 km de extensão. Juntamente com os corredores Transoeste (Barra-Campo Grande) e Transolímpica (Barra-Deodoro), o Transcarioca faz parte de uma série de obras para a melhoria da mobilidade urbana na cidade visando aos Jogos Olímpicos de 2016 e Copa do Mundo de 2014. As obras deverão ser concluídas em três anos.

O embarque dos passageiros nos BRTs seguirá os modelos do metrô e do trem com a entrada sendo feita na própria estação. Este é mais um fator para acelerar o acesso dos passageiros, já que os ônibus articulados reduzirão o tempo de deslocamento entre a zona Norte e as regiões da Barra da Tijuca e Jacarepaguá.

Fonte: Portal 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *