
Imagem: Arco rodoviário no Rio
Para preparar a cidade para os Jogos Olímpicos em 2016, estão previstas várias obras de adequação e reformulação do sistema viário do Rio de Janeiro.
Arco Rodoviário
Ao todo são R$1,3 bilhões investidos na construção do arco: parte pelo governo estadual e parte pelo governo federal. O objetivo principal do projeto é implantar uma rota de tráfego alternativo externa à cidade para desafogar o trânsito das principais avenidas do Rio, sobretudo de veículos pesados. A previsão é que as duas etapas da obra estejam concluídas em 2011.
Avenida Abelardo Bueno
A obra prevê a reforma e o alargamento da pista da avenida Abelardo Bueno na Barra. A via faz a ligação das avenidas Ayrton Senna e Salvador Allende e fará o acesso do complexo olímpico instalado na região. Os investimentos da ordem de R$30 milhões serão feitos pela Prefitura do Rio.
Avenida Ayrton Senna
R$10 milhões é o custo previsto para a modernização da Ayrton Sennea, que faz a ligação da Barra da Tijuca com Jacarepaguá. O governo municipal fará os investimentos previstos no plano regional.
Avenida Salvador Allende
O alargamento da pista da Salvador Allende para 5 faixas em cada sentido deve custar R$90 milhões para a prefeitura carioca. A avenida contorna o Centro Olímpico com as principais instalações dos jogos na região da Barra.
Entorno do Estádio João Havelange
As vias do entorno do Engenhão serão alargadas e um viaduto será construído para transpor a linha férrea e iniciar a ligação viária com a região da Barra. A previsão de gastos com os projetos é de R$80 milhões.
Via 5
A Via 5 é um nome provisória para a rodovia que será construída para ligar a Vila Olímpica na Barra da Tijuca às principais vias urbanas do entorno. O custo previsto para a implantação da rodovia é de R$50 milhões com o prazo até 2015.
Fonte: Portal da Transparência
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