15 de janeiro de 2013

Índio observa soldados da PM em frente ao Museu do Índio, no Maracanã, neste sábado (12). Foto: Fabio Gonçalves/Agência O Dia/Estadão Conteúdo
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, autorizou a demolição do prédio do antigo Museu do Índio. A autorização foi dada na segunda-feira, em despacho publicado no Diário Oficial do Município, e atende a um pedido da Emop (Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro).
Centro de uma polêmica, o antigo Museu do Índio fica ao lado do Maracanã. O governo estadual quer derrubar o prédio para abrir espaço para obras no entorno do estádio. Segundo o Estado, as obras seriam necessárias para melhorar a mobilidade do Maracanã para a Copa do Mundo de 2014.
O prédio foi construído no século XIX e foi sede do SPI (Serviço de Proteção ao Índio). Após anos de abandono, ele foi ocupado por indígenas, que atualmente reivindicam a propriedade da área para transforma-la em um centro cultural.
O Estado do Rio de Janeiro é contra a ideia. O próprio governador Sérgio Cabral já anunciou a demolição do prédio.
A Emop, inclusive, já realizou uma licitação para contratar a empreiteira que fará o serviço. Esse contrato já foi assinado. A empresa Compec Construções e Locações receberá pouco mais de R$ 586 mil para demolir o prédio em 30 dias.
Fonte: UOL Notícias
Deixe um comentário