(Português) O BRT é um sistema de transporte coletivo sobre pneus de grande capacidade. A composição física desta modalidade de transporte se baseia nas faixas de tráfego exclusivo e segregado das vias convencionais dando prioridade a circulação do ônibus articulado. O tempo de embarque de passageiros é reduzido, dada a cobrança da tarifa que é feita antes deste procedimento e tanto ele quanto o desembarque são facilitados pelos acessos em nível entre plataforma e veículo.

Montagem sobre Google Earth
Dentre as grandes obras de mobilidade urbana previstas para Belo Horizonte está a implantação de uma rede de corredores de ônibus (padrão BRT) com cinco linhas. Este modal tem sido amplamente aplicado em várias cidades como solução ao tráfego e ao transporte público.
BRT Antônio Carlos
Este corredor será a principal ligação da cidade ao complexo Mineirão/Mineirinho com duas faixas de rolamento em cada sentido, 5 estações de integração e 27km de extensão até a região central. De acordo com a BH Trans, esta linha deve operar com veículos articulados atendendo a 20mil passageiros/hora/sentido.
O projeto está orçado em R$688,2 milhões dos quais R$382,3 milhões serão destinados à obras (com financiamento da Caixa Econômica Federal) e R$300,0 milhões às desapropriações necessárias a sau implantação. Este corredor está incluído na primeira fase do plano de atuação traçado pela BH Trans e deve ser concluído até 2012.
BRT Cristiano Machado
O projeto prevê a recuperação de 6,25km de pista do atual corredor na avenida Cristiano Machado e a construção de novos terminais de passageiro ao longo do percurso. A prefeitura de BH atesta que este corredro tem grande importância para o tráfego da cidade e para o acesso indireto ao Mineirão, sobretudo, durante os jogos da Copa de 2014. Com os custos de projeto e das obras, o corredor está orçado em R$51,2 milhões.
BRT Pedro II/Carlos Luz
São, ao todo, 12km de extensão a serem implantados nas vias Pedro II e Carlos Luz (Catalão), que são dois dos principais acessos ao Estádio Mineirão. Cada sentido terá uma faixa de circulação com duplicação nos terminais para permitir a ultrapassagem dos ônibus articulados.
São R$ 146,0 milhões financiados pela Caixa para as obras e R$ 82,0 milhões do governo estadual para as desapropriações. A conclusão deste corredor está rpevista para 2014 antes da realização dos jogos da Copa.
BRT Área Central
Algumas vias da região central serão adaptadas aos corredores exclusivos de ônibus e receberão terminais de embarque/desembarque rápido para a implantação do sistema BRT. O centro de BH é a área que concentra o maio número de troca de viagens e o maior número de equipamentos culturais e túristicos. As obras estão orçadas em R$56,0 milhões e os recursos serão financiados pela Caixa.
BRT Avenida Amazonas
Este é o único corredor que não está incluso na Matriz de Responsabilidades firmada entre União, estados e municípios e que estabelece quais projetos de preparação para a Copa do Mundo FIFA 2014 receberão financiamento federal atráves da Caixa ou do BNDES. O BH Trans, no entanto, prevê a implantação de 8km de corredor com faixas exclusivas junto ao canteiro e terminais de integração a um preço estimado de R$90,0 milhões.
Fontes: BH Trans e Portal da Transparência
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