(Português) Moradores de uma favela em Manila, nas Filipinas, entraram em confronto nesta quinta-feira com os policiais que queriam despejá-los do local ocupado ilegalmente. Ao menos 16 pessoas ficaram feridas, cinco delas gravemente, informou o canal de televisão GMA.
A polícia diz que ao menos um agente foi ferido. Já o porta-voz dos manifestantes, Von Messina, disse que cinco civis sofreram ferimentos graves e dezenas sofreram ferimentos leves.
![]() Rolex de la Peña/Efe |
Equipe de demolição joga pedras em retribuição aos ataques de moradores de favela ilegal em Manila, nas Filipinas |
Segundo as autoridades, os manifestantes formaram uma barricada com pedras e materiais de construção no bairro de Quezon e a avenida EDSA, uma das principais vias de Manila, foi parcialmente fechada.
Os moradores do local lançaram pedras para repelir as equipes de demolição, que devolveram o ataque.
A Agência Nacional de Habitação, proprietária do terreno de 22 hectares que pretende transformar em uma nova área de negócios, ofereceu a cerca de 2.000 famílias da favela uma habitação paga pelo Estado, em uma área mais distante. Messina disse que há ao menos 9.000 famílias no local, que se recusam a se mudar já que o novo local é muito distante do local de seus trabalhos.
O Banco Mundial estima que metade dos habitantes de Manila, ou cerca de 6 milhões de pessoas, vivem em favelas ou áreas pobres, embora os números do governo filipino indiquem «apenas» 2,7 milhões.
Fonte: Folha de S. Paulo
Deja una respuesta