Press Releases

Leia também os press releases oficiais da Relatoria, que são comunicados públicos a respeito de um determinado fato, de atividades da Relatoria ou de acontecimentos marcantes em um ou mais países.

PRESS RELEASE – Quem são os mais afetados pelas mudanças climáticas? Os mais pobres, como sempre

GENEBRA (3 de outubro 2011) – “Não há muito o que comemorar no dia Mundial do Habitat quando quase um terço da população global continua a viver em favelas e assentamentos não planejados, com frequência em áreas expostas a sérios riscos e danos ambientais”, disseram os Relatores Especiais da ONU em Moradia, Raquel Rolnik, e em Populações Internamente Deslocadas, Chaloka Beyani.

PRESS RELEASE – Reino Unido precisa encontrar solução para possível despejo de 86 famílias

GENEBRA (5/8/2011) – Duas relatoras do Conselho de Direitos Humanos da ONU*, especialistas em matéria de questões de habitação e de minorias, apelaram ao Governo do Reino Unido para encontrar uma solução pacífica e apropriada, incluindo a habitação alternativa adequada, para 86 famílias de ciganos irlandeses (chamados “Travellers”) ameaçadas de despejo forçado em Dale farm, Essex, antes do final de agosto.

PRESS RELEASE – Alerta sobre a terrível situação das pessoas sem teto em Nova Déli – Especialista da ONU sobre moradia adequada

(19/01/2010) A Relatora Especial da ONU para o Direito à Moradia Adequada, Sra. Raquel Rolnik, expressou sua preocupação com a morte de pessoas sem-teto por conta do frio, recentemente, em Nova Déli, e com os riscos para as vidas de muitos outros, dadas as adversas condições climáticas e a falta de abrigos adequados.

PRESS RELEASE – Relatora da ONU adverte sobre despejos forçados em massa na Nigéria

(13/08/2009) Relatora da ONU expressa sua preocupação diante da série de despejos forçados planejados pelo Governo de River State, na Nigeria.

PRESS RELEASE – Relatora da ONU pede fim de despejos forçados no Camboja

(06/05/2009) A relatora da ONU expressou sua preocupação com a ameaça de despejo de cerca de cem famílias em Phnom Penh. A relatora já havia comunicado as autoridades de Camboja para lembrá-las que o padrão de remoção, que afetava boa parte da população pobre no país, e a aparente falta de devido processo legal, sugeriam que poderia haver tolerância ou até incentivo de despejos forçados proibidos por normas internacionais de direitos humanos.

PRESS RELEASE – Remoções forçadas no Camboja deixa milhares de pessoas sem casa

(30/01/2009) Mais de 130 famílias foram despejadas à força durante a noite de 23 e 24 de janeiro de 2009 de Dey Krahorm, no centro de Phnom Penh, para abrir caminho para que uma companhia privada transformasse o local. O despejo ocorreu no meio da madrugada, sem aviso prévio e os barracos pertencentes a esta comunidade carente foram derrubados e destruídos. Esta situação tem gravas conseqüências para todas as vítimas, especialmente para mulheres e crianças. Relatos ainda dizem que antes do despejo a comunidade sofreu intimidação e líderes foram submetidos a acusações criminais.

PRESS RELEASE – Especialistas da ONU condenam desrespeito aos direitos humanos em remoção de comunidade próxima ao rio Bassac, no Camboja

(29/06/2006) A seguinte declaração foi divulgada hoje pelo Relator Especial para o Direito à Moradia Adequada, Miloon Kothari, e pelo Representante Especial do Secretário-Geral sobre Defensores de Direitos Humanos, Hina Jilani “Apesar dos vários apelos internacionais e nacionais, o Governo do Camboja e do município de Phnom Penh continuaram as remoções forçadas, contrariando as leis internacionais de direitos humanos, em assentamentos informais na margem do rio Bassac, no centro de Phnom Penh…”