Cartilhas e materiais didáticos

A Relatoria desenvolve materiais para disseminar entre cidadãos e governos o direito à moradia adequada, procurando traduzir os elementos deste direito e mostrar como aplicá-los na prática, com uma linguagem acessível. Estes materiais estão disponíveis em vários idiomas e são distribuídos sob a licença Creative Commons 3.0, podendo ser publicados, alterados e divulgados livremente, desde que a fonte original seja citada. Em algumas publicações, deixamos inclusive um espaço destinado para você colocar o logotipo de sua organização caso queira imprimi-las. Aqui você também encontra materiais didáticos semelhantes desenvolvidos por organizações e movimentos que trabalham com o tema do direito à moradia no mundo. Entre em contato com a Relatoria se quiser enviar materiais para serem divulgados em nosso site.

Mulheres e moradia

O direito à moradia adequada é claramente reconhecido nos instrumentos internacionais de direitos humanos, incluindo a Convenção Internacional sobre os Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, que prevê ” direito de toda pessoa a nível de vida adequado para si próprio e sua família, inclusive à alimentação, vestimenta e moradia adequadas, assim como a uma melhoria […]

Guia: Como fazer valer o direito das mulheres à moradia?


Esperamos com esta cartilha auxiliar agentes envolvidos com a formulação e implementação de políticas públicas de habitação para que de fato incorporem a perspectiva de gênero. Pretendemos também que este instrumento seja útil a organizações feministas e grupos de mulheres que lutam pela efetivação deste direito.

Folheto: Sou mulher. Como fazer valer meu direito à moradia?


Embora, nas últimas décadas, as mulheres tenham conquistado cada vez mais espaços, seus direitos, principalmente os ligados ao direito à moradia, ainda não são plenamente garantidos. Este folheto indica 10 principais pontos de como mudar esta situação. Confira!

Questionário sobre Direito à Moradia e Mulher