Notícias dos movimentos sociais

Nota do MTST sobre ação de despejo contra a Copa do Povo

Leia nota da Coordenação Nacional do MTST sobre a decisão em primeira instância de reintegração de posse da Ocupação Copa do Povo, em São Paulo.

Gentrificação e megaeventos no Rio de Janeiro

Como nas cidades da América do Norte e do Leste Europeu, processos de gentrificação estão inegavelmente presentes no Rio de Janeiro. Neste artigo Christopher Gaffney toma as dinâmicas imobiliárias e os grandes projetos de intervenção urbana em curso na cidade para a caracterização de diferentes facetas deste fenômeno.

A questão da moradia na Copa em Porto Alegre

Um dos maiores impactos sobre a vida da população que mora nos locais onde estão sendo implementadas obras para a Copa do Mundo diz respeito à moradia. Qualquer discussão sobre os chamados “legados da Copa” ficam eclipsados diante da dimensão das consequências para os moradores das áreas carentes atingidos. Mas o quê, de fato, está envolvido nessa questão? Neste artigo Lucimar Siqueira mostra que o problema da moradia está relacionado a outras lutas sociais nas cidades, como regularização fundiária, urbanização de áreas carentes e moradia popular no centro das cidades.

O vício britânico pela habitação – a hora de reabilitação?

A política no Reino Unido começa e termina com a questão da habitação. É o que mostra nesta análise Matthew Richmond, pesquisador colaborador do INCT Observatório das Metrópoles.

Relatora da ONU chama atenção para violações ao direito à moradia adequada em Salvador

“Consciência de direitos, solidariedade entre as distintas formas de luta e resistência. Achei que isso estava perdido, mas foi isso que vi aqui entre as comunidades e organizações”, disse Raquel Rolnik, relatora do Conselho der Direitos Humanos da ONU para o Direito à Moradia Adequada, após visita às comunidades Quilombo Rio dos Macacos, Ocupação Quilombo Paraíso, Saramandaia e Chácara Santo Antônio, na última sexta-feira, 21/02.

Famílias que vivem em prédio na zona oeste de São Paulo temem despejo

Parte das cerca de 70 famílias que vivem em um prédio no número 2.621 da rua Teodoro Sampaio, no bairro de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, pode ser despejada a qualquer momento. O imóvel onde vivem foi ocupado em 2010 e, de acordo com as famílias, estava abandonado havia oito anos até então.

Começa expulsão das famílias urbanas atingidas por Belo Monte

A empresa cadastrou 7.790 famílias na cidade, mas a expectativa é reassentar por volta de 4 mil. A intenção é completar a remoção neste ano para não atrasar o cronograma da obra, que preve o enchimento do lago a partir do início de 2015.

Organizações Comunitárias Respondem aos Desastres das Chuvas e Denunciam Obras do Governo

As áreas mais afetadas estão localizadas na Zona Norte e na Baixada Fluminense, regiões de baixa renda onde a ausência histórica do Estado se fez sentir com os esforços de mobilização e assistência das organizações comunitárias para apoiar os afetados, enquanto críticas às descoordenadas, contraditórias e culpáveis ações do governo não faltam.

Israel desaloja 68 pessoas, incluindo 32 crianças, denuncia agência da ONU

A Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) condenou nesta quinta-feira (26) as últimas demolições promovidas por Israel na Cisjordânia, que desalojaram 68 pessoas em pleno inverno, afirmando que o país está violando o direito internacional.

Megaeventos no Brasil: falta de transparência e reduzida participação social

O Observatório das Metrópoles apresentou, no período de 10 a 12 de dezembro no Rio de Janeiro, os principais resultados do projeto “Metropolização e Megaeventos: os impactos da Copa do Mundo e das Olimpíadas nas Metrópoles Brasileiras”. Saiba mais sobre o evento aqui.