Boletins

Acompanhe mensalmente o Boletim da Relatoria para saber onde e quando serão as próximas missões, que temas estão sendo pesquisados, que atividades estão sendo desenvolvidas e como é possível contribuir com o trabalho do/a Relator/a.

Receba nosso boletim periódico contendo atualizações sobre o projeto

Balanço da atuação da Relatoria em 2012 – Boletim nº 30

A Relatoria começa o ano de 2013 em ritmo acelerado: no dia 4 de março, a relatora Raquel Rolnik apresentará ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, seus relatórios sobre as missões realizadas a Israel e a Ruanda, no ano passado, e também sobre a visita oficial ao Banco Mundial, realizada em 2010. Na ocasião, a relatora também apresentará uma primeira versão do relatório temático sobre segurança da posse.

Guias e folhetos sobre remoções forçadas serão reimpressos para distribuição. Saiba também sobre Rio +20 – Boletim nº 22


Entre os dias 13 e 22 de junho, o Rio de Janeiro sediará a Rio +20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Na ocasião, a Relatora Raquel Rolnik participará de alguns debates e eventos. Ainda este mês, a Relatora participará também do colóquio internacional “As cidades somos nós”, na Universidade de Coimbra, em Portugal. Além disso, no próximo mês, a Relatoria disponibilizará a cartilha e o folheto sobre remoções forçadas, que foram reimpressos. Também em julho, entre os dias 5 e 13, a Relatora fará uma missão a Ruanda.

Boletim nº 4

No início deste mês, realizamos em São Paulo o seminário “Impactos Urbanos e violações de direitos humanos em megaeventos esportivos”. Contamos com a presença de representantes de organizações da sociedade civil das cidades-sede da Copa no Brasil e também de pesquisadores da Grécia, da África do Sul e do Reino Unido. Tivemos ainda um depoimento em vídeo, gravado especialmente para o seminário, do ex-relator Miloon Kothari e de Shivani Chaudhry, ambos da Housing and Land Rights Network, da Índia, sobre os Commonwealth Games que aconteceram este ano em Nova Delhi.
Ao final do evento, foi realizada uma oficina com representantes de organizações e movimentos sociais das cidades-sede, que encaminhou a formação de uma rede de articulação, monitoramente e mobilização em torno de uma pauta de promoção dos direitos humanos no âmbito da realização dos megaeventos.