Documentos

Aqui você encontra publicações, artigos, legislações e outros tipos de documentos relacionados ao direito à moradia adequada.

Os custos da Copa e a mercantilização das cidades

O Observatório das Metrópoles disponibiliza o último levantamento realizado pelo projeto “Metropolização e Megaeventos” com os custos da Copa do Mundo no Brasil. O documento mostra que serão investidos cerca de R$ 25 bilhões, principalmente para obras de mobilidade urbana, estádios e aeroportos.

Legados e relegados da Copa do Mundo: quando o direito à cidade é violado

O presente relatório registra as reflexões, os depoimentos, as proposições e encaminhamentos do Seminário “Legados e Relegados da Copa do mundo: Quando o Direito à Cidade é violado”, que aconteceu entre os dias 29 de novembro e 01 de dezembro de 2013, na cidade do Recife.

Infraestruturas das Copas: Alemanha, África do Sul e Brasil

Um dos artigos de destaque da Revista Cadernos Metrópole nº 30 avalia se as infraestruturas – estádios e sistemas de transporte – construídas para as Copas da Alemanha, África do Sul e Brasil constituem legado positivo para os países-sede. O trabalho aponta que no caso do Brasil, os investimentos em sistemas de transporte não atendem as reais necessidades da população; e, diferentemente da Alemanha, na África do Sul os estádios estão em grande parte subutilizados e com dificuldade para serem mantidos.

Copa do Mundo e violações de direitos humanos em Curitiba

O Dossiê “Copa do Mundo e Violações de Direitos Humanos em Curitiba” tem por objetivo apresentar uma análise crítica realizada pelo Comitê Popular da Copa de Curitiba – CPC sobre os resultados, ainda que não conclusivos, das ações desencadeadas com vistas à realização da Copado Mundo FIFA 2014 em Curitiba.

Megaeventos e Violações dos Direitos Humanos no Rio de Janeiro

O Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas do Rio de Janeiro lança a segunda versão do Dossiê Megaeventos e Direitos Humanos no Rio de Janeiro. A primeira versão, de março de 2012, traçou um quadro abrangente das situações de violação dos direitos humanos relacionadas às intervenções da Copa do Mundo e das Olimpíadas, envolvendo âmbitos diversos, como moradia, trabalho, dentre outros. Infelizmente, passado cerca de um ano daquele lançamento, constata-se o agravamento das situações denunciadas. Esta versão traz informações atualizadas e convida para uma mobilização em torno de um projeto de Copa do Mundo e de Olimpíadas que garanta o respeito aos direitos humanos e promova o direito à cidade.

Instituto Pólis lança cartilha sobre direitos humanos no âmbito de megaprojetos e megaeventos

Fruto do projeto “Conhecendo o Direito – Grandes Eventos Esportivos e Megaprojetos, o Pólis lança a cartilha que tem como objetivo difundir informações e conhecimentos sobre direitos humanos, participação popular, atores envolvidos, instrumentos para proteção e defesa de direitos, bem como reparação das violações.

“Copa pra Quem?”: Cartilha do Comitê Popular da Copa de São Paulo

O Comitê Popular da Copa de São Paulo lançou a cartilha Copa pra quem?, abordando questões como a participação, os direitos trabalhistas, o direito à cidade, dentre outros pontos. Abaixo, segue um trecho da carta aberta à sociedade, com a qual o Comitê inicia a cartilha: “Com superpoderes, a FIFA impôs uma série de requisitos […]

Cartilha “Megaeventos e Megaempreendimentos no Rio de Janeiro: a luta por Justiça Econômica, Social e Ambiental”

O Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (PACS) em colaboração com o Comitê Popular Rio Copa e Olimpíadas acaba de lançar a cartilha de formação “Megaeventos e Megaempreendimentos no Rio de Janeiro: a luta por Justiça Econômica, Social e Ambiental”. A cartilha aborda o atual projeto de desenvolvimento que está sendo colocado em prática na cidade pelo poder […]

Dossiê da Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa: 2ª Edição

A Articulação Nacional de Comitês Populares da Copa lançou nesta segunda-feira (18/06) a segunda edição do dossiê “Megaeventos e Violações de Direitos Humanos”, que reúne dados e informações sobre impactos de obras e transformações urbanas realizadas para a Copa do Mundo de 2014.

Baixe dossiê “Megaeventos e violações de direitos humanos no Rio de Janeiro”

O dossiê “Megaeventos e violações de direitos humanos no Rio de Janeiro” é uma publicação de cerca de 90 páginas produzida coletivamente por entidades e movimentos sociais que compõem o Comitê Popular da Copa.